6.04.2013

Viajantes brasileiros...

Bom, primeiramente preciso dizer que falarei somente do povo do meu país e também de uma parte... isso que escreverei abaixo nao corresponde a toda a população de viajantes.

No Brasil, em muitos lugares, existe uma quantidade insuficiente de lixeiras e portanto o povo acaba jogando o lixo no chão mesmo... lamentável, mas ninguém vai andar 100m ou mais para procurar uma lixeira (a não ser que realmente seja necessário).

Agora... vamos às regras...
No Brasil, os aeroportos têm algumas regras esdrúxulas de "segurança". Nao vou enumerar nada...só sei que boa parte delas serve somente para que o viajante gaste mais dinheiro comprando coisas que já possui, porém dentro dos dutys e lojas do aeroporto.

Eu sei que a maioria dos funcionários eh treinado para atuar como "macaco treinado", sem ofensa, mas é mais ou menos isso. O cara segue cegamente as regras e nao sabe pensar de forma autonoma para que possa ponderar situacoes ou agir de forma amena. Eu ate entendo essa caracteristica, observando o nivel cultural e educacional que o país vem mostrando. (Salva de palmas aos governantes). Se o cara comeca a pensar com a propria cabeca, vai acabar sendo manipulado por alguem ou vao comecar propinas entre as inspecoes.

Ta... vamos passar adiante.

Quando chegamos em outro país, tendo ele um povo mais instruído, ou ao menos culturalmente desenvolvido, percebemos algumas coisinhas...

Voce esta a 10 passos de uma lixeira e ve lixo espalhado no chao...ou ve um vaso bonito de flores com varias bitucas de cigarro enfiadas no meio...e de repente voce encontra...... brasileiros! A mesma cultura de jogar lixo no chao ou em locais inapropriados por nao haver lixeiras proximas, o brasileiro carrega para países que nao tem culpa disso e, mais ainda, possuem lixeiras suficientes e ruas limpas.

Eu to falando do meu povo, porque nao sei como sao os outros...e que se dane, pq os outros SAO OS OUTROS.

Impressionante como o brasileiro age lá fora... é EXATAMENTE como eles sao dentro do país... mal educados em graus variáveis, cortam fila, tentam tirar vantagem em cima dos outros, fumam em locais proibidos, jogam lixo em locais impróprios... enfim... nao to falando porque acho... to falando porque VI. E sao esses mesmos brasileiros que ajudam a manter, de alguma maneira, o país nessa M*.
É claro que existem aqueles que fazem essas coisas, mas pagam seus impostos e sao cidadaos honestos... mas isso mostra que ainda precisam melhorar.
Ou o contrário né? Aquele político todo pomposo, educado, joga lixo no lixo, segue as regras... Daí volta pro Brasil e paga propina, sonega imposto, rouba os contribuintes...

Estou dizendo isso porque É CLARO que existem excecoes... e sao muitas. Nao gosto de generalizar...mas precisei fazer isso de forma delicada, para expor as situacoes.

Continuando...

Já percebi isso em passeios domésticos ou internacionais. O guia ou o grupo combina um horario para partir ou realizar qualquer que seja a atividade. A pessoa nao se preocupa com o horario, simplesmente porque acha que alguem mais também nao vai se preocupar e sempre as coisas vao atrasar.

Vou dar um exemplo. Estava em outro país da América do Sul. O guia disse: 13hs em ponto pessoal, todos no onibus, para nao atrasar o passeio de voces!

Daí eu estava na loja, faltavam 5 minutos e eu ja fui indo pro onibus. Quando passava por uma loja de souvenirs encontrei 2 brasileiros do meu onibus: - Olha fulano! Ja vai dar a hora! Vamos voltando pra nao atrasar! e o outro - Ahh larga mao de ser! Todo mundo sempre atrasa um pouco, pra que se preocupar? Ainda mais porque só tem brasileiros!

Jesus... me apertou a goela. Eu queria passar ali e dizer: - Isso, brasileiros como voce que fazem o atraso! Um pensando assim já atrapalha, imagina vários? Imbecil....

De onde o cara tirou essa ideia? E ainda jogou a culpa nos "outros brasileiros"...

Tudo bem, atrasos acontecem sim. E muito. Contudo eles devem acontecer por culpa de algum acidente ou incidente... nao por conta de "grandes pensadores" como essas pessoas.

Observei várias outras situacoes constrangedoras e infelizmente sempre havia brasileiros no meio. Isso me deprime, porque sei que existem pessoas civilizadas em nosso país. Mas o cara tem que tentar "ser malandro" em todo lugar... Nao é a toa que ganhamos má fama e temos o jargao internacional: "Jeitinho brasileiro".

Antes que algum batuta diga: Entao por que voce nao muda de país? Vai embora se nao ta feliz!
Eu quero dizer que adoro o Brasil e justamente por isso exponho esses comentarios... Gostaria que essas pessoas mudassem pra melhor! Pro nosso país ser um lugar melhor ainda pra se viver...

Nenhum comentário: